ESCADARIA SELARÓNPedaços do Mundo

O Projeto consiste numa catalogação inicial e escaneamento tridimensional do acervo a céu aberto, dos trabalhos de azulejaria realizados pelo pintor e escultor chileno Jorge Morales {Jorge Selarón}, na escadaria da Rua Manoel Carneiro, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Por seu visual único, dentro de um dos bairros mais tradicionais da boemia carioca, a escadaria se tornou uma referência e um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro.
Ao longo de 20 anos o artista chileno Jorge Selarón decorou os 215 degraus e paredes do entorno, com mais de 4.000 azulejos, de cerca de 120 países. A obra se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, sendo instituído como patrimônio municipal em 2005.
Mas se tornar um ponto turístico de referência significou também uma pressão excessiva sobre um monumento até então desconhecido em toda sua extensão e importância, do ponto de vista artístico e histórico. Como memória viva do trabalho do artista Selarón, a escadaria necessita de um processo minucioso de conhecimento como obra, baseado em critérios nacionais e internacionais, bem como a realização de um levantamento profundo, condizente com a qualidade do trabalho como um todo.
A fim de preservar essa obra tão significativa, criamos uma campanha de financiamento coletivo que permitiu a realização de um inventário completo da obra e a digitalização dos azulejos que a compõem. Com este apoio conseguimos conhecer mais profundamente esse patrimônio de grande relevância cultural. Mas este foi só o primeiro passo!
O objetivo é abrir caminho para traçarmos um mapeamento de danos e dar sequência a um projeto de restauro que possibilite o tombamento definitivo da obra como patrimônio cultural carioca, elevando sua relevância a nível estadual, nacional e até mesmo mundial!




Levantamento fotográfico
Teve como objetivo contribuir com conhecimentos que expandam a compressão sobre o monumento como um todo, fornecendo informações sobre o estado atual da obra e seu registro anterior à futura intervenção, bem como, servir de base fotográfica para a catalogação de todos os azulejos que a compõem.
Levantamento a Laser Scanner
Esta técnica foi utilizada para um levantamento com dupla função. Por um lado, um primeiro registro para o conhecimento da fisionomia e complexidade do Projeto. E, por outro, a realização de uma cópia digital, ou Digital Twin, para a preservação digital de um conjunto monumental de primeira ordem, sob o risco de descaracterização e vandalismo.

EDUCAÇÃO PATRIMONIALPesquisa Histórica e Tipológica
Com a pesquisa histórica sobre a Escadaria Selarón, serão levantadas informações sobre sua azulejaria, buscando, quando possível, a origem das peças que forem escolhidas pela curadoria. Serão destacadas também as relações do público visitante e da população com essa construção, compreendendo sua aceitação como obra e transformação em Patrimônio histórico da Cidade do Rio de Janeiro e do mundo.
Dentro dessa iniciativa, um dos objetivos principais é o desenvolvimento de atividades em Educação Patrimonial, com foco na valorização da Escadaria e a requalificação do público que a visita, como a criação de propostas como Eu Amo a Escadaria Selarón, um e-mail para onde as pessoas podem enviar suas fotos, com suas histórias e memórias afetivas sobre sua relação com a Escadaria, e que serão publicadas em um blog do Projeto e também no perfil de Instagram, por administradores da página. Nesta, os visitantes poderão também submeter suas histórias, quem são, como chegaram e quais impressões tiveram ao visitar a Escadaria. Todas essas atividades serão unificadas por uma “hashtag” a ser definida.
No que se refere a catalogação, o amparo dos projetos do SOS Azulejo Portugal e seus representantes no Brasil e a plataforma Tainacam, desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás, garantem a excelência na catalogação, reunindo profissionais consagrados para a realização desta fase do Projeto. Temos nomes como Eliana Ursine Cunha de Mello, como responsável pela coordenação técnica de catalogação e Dora Alcântara, como curadora de exceção do acervo para geração de conteúdos para o site, entre outros profissionais em campo, especialistas nas áreas relacionadas a catalogação, preservação e História.


Introdução
Com este projeto, realizaremos um inventário profissional, com a digitalização e catalogação de todo o conjunto azulejar, gerando um site de consulta do banco de dados online. Este será um Centro de Interpretação Digital da Escadaria Selarón, que possibilitará acessar todas as informações importantes sobre os azulejos ali presentes (origem, data, técnica usada ou raridade).
O trabalho proposto, de catalogação, prevê dois desenvolvimentos distintos e concomitantes:
• O primeiro considera a coleta de informações sobre os 50 azulejos elencados para os processos de virtualização.
• O segundo, bem mais complexo, é catalogar cada unidade azulejar do conjunto edificado da Escadaria Selarón, ou seja, além do que estão nos 215 degraus, serão identificados os que estão assentados nos muros e banheiras.
Metodologia
Cerca de 4 mil azulejos estão sendo fotografados e inscritos, um a um, em fichas onde constarão todas as suas características. A metodologia escolhida para o trabalho está alinhada às recomendações do Manual de Inventários de Azulejos in situ, criados pelos especialistas da Rede de Investigação em Azulejos do ARTIS – Instituto de História da Arte, da Universidade de Lisboa.
Entretanto, mesmo com esse valoroso guia, fez-se necessário um inventário que abarcasse a complexidade de nosso edificado azulejar. Profissionais capacitados, com notável experiencia em inventariação de acervos, fizeram os ajustes necessários e, assim, o resultado obtido apresenta-nos a codificação para cada um dos milhares de azulejos, funcionando como um CPF que permitirá, aos interessados, localizar pela sequência alfanumérica, o lugar exato de cada revestimento no monumento de Selarón.
Considerando que estamos tratando de um bem tombado pelo município, este processo permitirá, ainda, que a gestão publica acompanhe e monitore a preservação do patrimônio cultural e consiga atuar prontamente quando perceber a remoção ou, o que nossa equipe identificou durante o processo, o acréscimo indevido de peças que descaracterizam a obra.


APP Ra
Será criado um aplicativo multi-plataforma para a realidade aumentada com modelos tridimensionaios, áudio e vídeo explicativo em várias línguas com a descrição dos objetos previamente digitalizados. Será desenvolvido um aplicativo com o conteúdo seguinte:
Um aplicativo com cinquenta peças digitalizadas do acervo disponibilizadas do modelo 3D virtual através de RA (Realidade Aumentada). Uso da digitalização em menor resolução dos azulejos de maior valor narrativo e patrimonial específicos para a Escadaria Selarón. Essa visualização dos azulejos estará associada a totens colocados em pontos estratégicos da escadaria para não atrapalhar nem dificultar a percepção da escadaria assim como cartazes com imagens que serão vendidos no entorno e disponibilizados pelos guias turísticos. Produzido para plataformas Android e IOS.
MATCHFUNDING BNDES+O Financiamento Coletivo
O projeto Escadaria Selarón – Pedaços do Mundo foi um dos selecionados pelo edital “BNDES+” pelo novo formato de financiamento coletivo chamado Matchfunding.
A cada apoio realizado por um Benfeitor, na mesma hora, o BNDES dá match e acrescenta o dobro do valor do seu apoio. Ou seja, se você apóia com R$ 100, a sua colaboração vai virar R$300. O impacto da sua colaboração é triplicado!


